domingo, 28 de dezembro de 2014

Santiago do Chile - Cultura e diversão!

Após uma noite maravilhosa regada a vinho e novas amizades, eu, Bárbara e nosso amigo argentino Salvador, decidimos planejar nosso dia. Só não contaríamos com a ótima surpresa de conhecer dois gaúchos recém chegados no Hostel.
Dois garotos novinhos, divertidos, simpáticos e super gatinhos. Ai que saudade dos meus 20 anos!!!! Mentiraaaaa...não troco a mulher que sou hoje pela menina que fui aos 20 anos de idade nem ferrando! hahahahaha.

Mas voltando ao planejamento do dia, Gabriel e Ricardo super toparam nos acompanhar para mais um desbravamento dessa belíssima cidade chamada Santiago!

Decidimos visitar um lugar que ouvimos falar super bem que é o "Museo de La Memória y dos Derechos Humanos". Decidimos nos aventurar e ir de metrô mesmo. Ótima pedida, andar de metrô em Santiago é super tranquilo...

Chegando ao local, nos encantamos pela bela arquitetura do Museu! Detalhes impressionantes! Amei de cara a entrada, agora imagina o que eu senti quando entrei?!

Galera se divertindo geral!

O museu é uma escola!
Museu é para mim mais que um simples lugar. É um aprendizado, é um local onde se reúne história, é algo mágico que serve para mostrar algo importante ao ser humano. E esse museu pra mim foi bem especial!

Ainda no pátio existem vários painéis que contam um pouco dos golpes sofridos por alguns países da América Latina, inclusive o Brasil!
Uma breve oração dos gaúchos ao povo chileno
Ao fundo cada país da América Latina que sofreu algum golpe militar.
Em cada cantinho do museu, é retratada uma realidade dura e sofrida que precisamos conhecer para darmos valor ao que temos hoje. Retrata a violação dos direitos humanos que os chilenos sofreram com o golpe de Estado ocorrido entre 1973 a 1990. Em uma sala você consegue ouvir a declaração do presidente Allende. É de se arrepiar! Um museu muito interativo e dinâmico!

Em outro ambiente você consegue ler as cartas deixadas na época pelas pessoas que sofreram esse golpe, cartas de crianças, de mães, de maridos que perderam seus entes queridos. Retratam o sofrimento da procura incessante de uma mãe por um filho menor de idade que simplesmente sumiu em um dia qualquer dessa época. Meu coração estremecia só de pensar em sentir a dor daquelas pessoas. Cartas e mais cartas de sofrimento e de perguntas sem respostas...

Em um momento mágico que tive ali, eu estava mostrando uns vídeos ao Gabriel e ao Salvador e do nada um homem que estava escutando minhas explicações sobre os vídeos que vi, simplesmente nos parou e começou a conversar. Estávamos diante de uma vítima desse terrível Golpe O nome dele é Danilo Gonzalez! Na época do golpe ele tinha apenas 12 anos e nos contou o quanto os chilenos sofreram e muitos sofrem até hoje pelas perguntas que até então não tiveram respostas.

O tempo passou e nem percebemos que já estávamos ali conversando com o Danilo por muito tempo! Agradeço até hoje a essa pessoa maravilhosa por ter compartilhado conosco um pouco do que viveu! Minha mente, alma e meu coração agradecem!

Espanhola, Salvador, Danilo, Gabriel e eu!
Matando a fome depois de uma longa visita ao Museu
Terminada a visita ao museu, decidimos dar andamento ao nosso tour cultural por Santiago. Fomos até o Palácio de La Moneda, na esperança de ver a troca da guarda, mas infelizmente não estávamos no dia e hora corretos. Mal podíamos tirar fotos mais próximos do local. Nos contentamos com uma breve foto externa mesmo!

É o que tem pra hoje!

Visitamos algum parque no caminho
Caminhamos por um bom tempo, passamos em frente a Universidade Católica do Chile, e como ocorre em toda Santiago, cultura e mais cultura exalando no ar! Estava acontecendo na cidade o evento cultural Santiago Mode Off! São apresentações culturais com muita música boa! Óbvio que paramos para curtir um pouco!

Santiago Mode Off

Após curtir um ótimo som, continuamos caminhando e nos deparamos com um mural fenomenal!!!! Em uma parede estava escrito "El país que soñamos...", e as pessoas podiam escrever o que elas quisessem, poderiam completar com seus anseios, seus desejos, suas esperanças! Tem coisa mais fantástica que essa? Tinha de tudo! Desde "Yo imagino a Chile sin fronteras" até "Yo imagino a Chile con mas vaginas"! Pode isso? Que tudoooooo...Precisamos adotar isso no Brasil!

Yo imagino a Chile con mas presencia de Glaucia! hahahhaha
E depois de caminhar muito, mas muito mesmo, decidimos subir o Cerro San Cristoban para vislumbrar o belíssimo pôr do sol de Santiago. Mas infelizmente não conseguimos pegar o último bonde para subir. Mas como somos firmes e fortes, mesmo depois de uma tremenda caminhada, decidimos subir a pé!!! Só Jesus na causa!

O pôr do sol em Santiago nessa época (verão) começa bem tarde, lá pelas 9 da noite! Lógico que não conseguimos subir tudo! Extremamente cansados paramos no meio do caminho para admirar aquela linda paisagem! Existe uma certa nuvem rondando Santiago, creio que pela quantidade de poluição e por estar cercada de montanhas ao seu redor, impossibilitando que a poluição saia facilmente. Mas nada que estrague o lindo visual!

Santiago vista em cima do Cerro San Cristoban

Amo demais!

Pôr do sol!

Obrigada meu Deus!
Esse foi um dia com muitas informações e muita beleza que ficarão guardadas em minha mente e em meu coração. Mas apesar do dia intenso, decidimos não nos rendermos ao cansaço e curtir um pouco a noite de Santiago.

Antes tive que trocar de hostel, e ir para o Haddo onde tinha feito a reserva para os próximos dias. E como sempre, fiz mais uma amizade em um hostel. A queridíssima Thaísa! Em outro post falarei mais sobre nossas aventuras juntas!

Fiquei com o coração partido tendo que deixar o hostel Dominica's onde fiz lindas amizades e me diverti muito, mas estava somente 4 quadras de distância, nada que impeça a visita aos meus mais novos amigos!

Linda flor que ganhei!
Bastou somente um banho para renovar as energias e correr para juntar a galera para conhecer os bares de Santiago! A rua Pio Nono 5 é fantástica! Possui muitos bares no local, point geral da galera para curtição!


Gauchinho lindo e fofo! Gabriel

Outro gauchinho lindo e fofo! Ricardo

Turma espetacular em uma noite fantástica
Foi uma noite muito intensa e de pura curtição! Friozinho gostoso para tomar um ótimo vinho chileno! Me cansei de tanto rir! Vinho bom, conversa boa, ambiente agradável! Momentos que levarei para sempre!

Encerro esse post agradecendo a Bárbara, Gabriel, Ricardo e Salvador pelo belíssimo dia que passei ao lado deles!

Aguardem as próximas histórias! Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário